O GTPI
O Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual (GTPI) da Rede Brasileira pela Integração dos Povos – REBRIP, congrega diversas organizações da sociedade civil, movimentos sociais e especialistas ligados ao tema da propriedade intelectual e acesso à saúde no Brasil. O GTPI parte de uma perspectiva de interesse público, trabalhando no sentido de mitigar o impacto das patentes na garantia de acesso da população a medicamentos e à saúde.
Missão
Defender o direito à saúde acima dos direitos de propriedade intelectual, visando a garantia e a sustentabilidade do acesso universal ao tratamento para HIV/Aids e coinfecções.
Visão
O GTPI entende que propriedade intelectual não é apenas um tema técnico, mas é essencialmente político e de alta relevância para a saúde pública. Acreditamos ser urgente adotar um sistema de incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento em saúde, que priorize os direitos humanos e gere produtos que atendam às necessidades de saúde de toda a população, sem torná-los inacessíveis para milhões de pessoas em razões dos altos preços.
Atuação
Atuamos na defesa do acesso a medicamentos existentes e na busca por um novo sistema de inovação em saúde, ao mesmo tempo em que buscamos influenciar a opinião pública por meio da produção e disseminação de informações sobre o real funcionamento do sistema de patentes e seus impactos negativos no direito à saúde, na inovação e no desenvolvimento.
Clique aqui para ver o vídeo sobreas principais motivações e linhas de atuação do GTPI
O GTPI é composto pelas seguintes organizações:
Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA)
Grupo de Incentivo à Vida (GIV)
Grupo de Apoio à Prevenção à Aids - Rio Grande do Sul (GAPA)
Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS - Bahia (GAPA)
Grupo de Resistência Asa Branca (GRAB)
GESTOS - Soropositividade, Comunicação & Gênero
Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC)
Federação Nacional dos Farmacêuticos (FENAFAR)
Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids (RNP+ Maranhão)