A REBRIP – Rede Brasileira Pela Integração dos Povos – acompanha e incide sobre a política externa brasileira desde 2001. Somos um coletivo integrado por entidades sindicais e associações profissionais, movimentos sociais, camponeses, de mulheres, ambientalistas e ONGs autônomas e pluralistas, que busca influenciar as negociações de comércio internacional e os processos de integração regional. Estamos comprometidos com a construção de uma sociedade democrática pautada no desenvolvimento ético, justo e ambientalmente sustentável, atuando sempre em articulação com redes latino americanas e globais.
A REBRIP se constitui como um polo de articulação, diálogo e divulgação de iniciativas sociais frente aos tratados de desregulamentação financeira e comercial, nos quais incluem-se tratados bi/plurilaterais de livre comércio e as negociações na Organização Mundial do Comércio (OMC). Entendemos que eles privilegiam as grandes empresas transnacionais em detrimento dos povos.
Também mobilizamos organizações e movimentos sociais nas discussões e negociações de clima, de comércio, de integração regional, de arquitetura econômica global, justiça fiscal e de regulação das empresas transnacionais na perspectiva dos direitos humanos. A partir de nossos acúmulos setoriais e temáticos, monitoramos as implicações da implementação desses acordos no Brasil, produzindo análises, propostas e posicionamentos.
Nossas áreas de atuação incluem, entre outros temas, agricultura, subsídios, acessos a medicamentos e patentes farmacêuticas, serviços, investimentos, cooperação internacional, transnacionais, justiça fiscal, financiamento ao desenvolvimento e a questão de gênero dentro desses debates internacionais.
Buscamos alternativas democráticas e sustentáveis de integração hemisférica, de desenvolvimento dos povos e de articulação por um mundo multipolar em oposição à lógica da liberalização comercial e financeira predominante nos acordos comerciais e financeiros.
Desde 2017, a Secretaria Executiva se encontra na sede da Internacional de Serviços Públicos (ISP – Interaméricas), em São Paulo.